quarta-feira, 27 de julho de 2011

Wireless e Wi-fi, qual a diferença ?

Uma pergunta que me fizeram a alguns dias atrás foi a seguinte: Meu notebook funciona com Wireless ou Wi-Fi ? Então vendo essa dúvida vamos entender melhor estes dois termos que apesar de muita gente achar que é a mesma coisa, entretanto existem algumas diferenças.

Wireless - Traduzindo do inglês significa "sem fio". As redes Wireless utilizam como meio de rádiofrequencia, então todo tipo de transmissão que utiliza ondas de rádio são também rede wireless. Existem diversos tipos de comunicações que utilizam este meio como exemplo: telefones sem fio, infravermelhos como um controle remoto, rádio amadores, etc. Todas estas formas de comunicação sem fio podem ser chamadas de redes Wireless pois não dependem de cabo (cabo UTP, fibra, coaxial, etc). Outra característica é que normalmente operam com a freqüência de  2.4 Ghz, que é uma freqüência livre ou seja não depende de autorização dos órgãos regulamentadores (ANATEL) para instalação e utilização, diferentemente de redes celulares que devem seguir um protocolo de normas e procedimentos para operação.
Wi-Fi – É uma marca licenciada  pela Wi-Fi Alliance, uma união entre fabricantes de hardware inicialmente liderada por (3Com, Nokia e Lucent) hoje  com inúmeros fabricantes ao redor do mundo. O termo Wifi designa aparelhos que obedecem o  padrão  IEEE 802.11 (A,B e G). Este  define  entre outras coisas: as normas de interoperabilidade entre equipamentos,  freqüência de operação, protocolos de segurança como (Wep, WPA, WPA2) entre outros aspectos técnicos dos equipamentos.
Sendo assim quando você ver um equipamento com o selo Wi-Fi significa que, além dele ser um equipamento com recursos Wireless, ele também segue o padrão definido pelos fabricantes da Wi-Fi Alliance. Resumindo então mais ou menos, toda rede Wi-Fi é uma rede Wireless, mas nem toda rede Wireless é  uma rede Wi-Fi. E também toda conexão que ocorre sem uso de cabos ou fios é uma conexão Wireless.

Nenhum comentário:

Postar um comentário