sábado, 30 de julho de 2011

Hackers conseguem abrir porta de carro utilizando mensagens SMS.

Dá pra imaginar que isso seria possível ? Olhando as notícias hoje na internet, vi algo que me chamou a atenção. "Hacers conseguem abrir porta de carro utilizando mensagems SMS". Li e resolvi postar aqui no BLOG ACESSA SÃO PAULO. É pessoal, a tecnologia ainda vai nos surpreender, e muito. 
Utilizando engenharia reversa (que logo vou fazer um post sobre o que é) dois hackers descobriram importantes falhas nos sistemas dos automóveis. Eles qe trabalham em uma empresa de segurança descobriram uma forma de abrir as portas de carros e até mesmo fazer a ignição de alguns modelos remotamente, utilizando apenas o protocolo de mensagens SMS para isso.
Don Bailey e Mathew Solnik trabalham na empresa de segurança iSec e contaram ao site Network World que descobriram o protocolo utilizado pelos sistemas de comunicação remota dos automóveis. Em uma apresentação, eles mostraram como é possível interceptar esta comunicação, abrir os carros e até mesmo fazer a ignição de alguns deles apenas com o uso de um notebook. (Vale destacar, porém, que os dois utilizaram o protocolo SMS, a fim de que não se confunda com mensagens de texto de celular, ainda que este protocolo seja o mesmo das mensagens).
Bailey conta que os dois demoraram apenas 2 horas para entender como era esta comunicação, como interceptar as mensagens e recriá-las a partir do notebook. Entretanto, os dois hackers não irão dar os nomes dos fabricantes ou dos sistemas até que as empresas possam resolver o problema.
A técnica foi chamada de war texting pelos dois hackers, em referência ao war driving, que consiste em ficar dirigindo pelas cidades atrás de redes wireless e captura de dados. O sistema é bastante complexo e se baseia na engenharia reversa para descoberta do protocolo de comunicação, para apenas então descobrir como conversar também com o sistema.
O site Geeky-Gadgets conta que os dois hackers conseguiram invadir dois sistemas diferentes e pretendem apresentar o War Texting na Conferência Black Hat, que ocorre na próxima semana em Las Vegas. É ou não é uma coisa de outro mundo ? Não, não é. Isso prova que temos que nos atualizar, porque o mundo hoje em dia é TECNOLOGIA. Vale a pena "mergulhar" nesse planeta tecnológico e estar por dentro de tudo que acontece.

Um comentário:

  1. Será que só é possível com carros automáticos ou seria possível fazer isso aqui no Brasil? De qualquer forma que a segurança digital seja tão falha e essas empresas automobilísticas são apenas a ponta do iceberg.

    Abraço, Rafael.

    ResponderExcluir