quarta-feira, 27 de julho de 2011

Diferença entre Curso técnico e Curso Profissionalizante.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, curso técnico e curso profissionalizante não são a mesma coisa, existem grandes diferenças entre eles, por exemplo, existem pré-requisitos para ingressar em um curso técnico, que já no curso profissionalizante não existe.
Atualmente o Ministério da Educação (MEC), através do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, rege a questão do ensino técnico no país. A conclusão de ensino fundamental é um pré-requisito para que alguém possa participar de um curso técnico. Neste nível de formação, há três modalidades de ensino:
  1. Integrado: Nesta modalidade o aluno cursa o ensino médio juntamente com o ensino técnico. É o que acontece com a maioria dos alunos do ensino técnico no Brasil.
  2. Concomitância Externa: O aluno faz o ensino médio e o técnico paralelamente, ou seja, faz o médio em uma escola e o técnico em outra. O pré-requisito para esta modalidade é cursar pelo menos o 2º ano do ensino médio.
  3. Subsequente: O aluno cursa o ensino técnico após a conclusão do ensino médio. Esta modalidade é mais conhecida por pós-médio.
Normalmente aqueles que ingressam nos cursos técnicos têm pouco ou nenhum conhecimento acerca da área em que vão estudar.
Diz-se que o foco dos cursos técnicos é formar um profissional “multiuso”, com um currículo que abrange as grandes áreas de atuação onde o profissional recém formado poderá trabalhar. 
A ideia por trás dessa multidisciplinaridade é que o técnico recém formado tenha em mente uma ideia do que faz cada área da informática e possa decidir, numa possível graduação, em que área quer dedicar seus estudos.
Já os cursos profissionaliantes são voltados para, como o próprio nome diz, a profissionalização dos seus alunos. Quase a totalidade dos que ingressam nos cursos profissionalizantes já possuem um conhecimento prévio na área e querem se aperfeiçoar em determinada ferramenta/prática. 
A duração dos cursos profissionalizantes em relação aos técnicos também é bem diferente. Nos profissionalizantes a duração normalmente não passa dos 6 meses, já nos cursos técnicos a duração normalmente chega ao 1,5 ano.
Outro fator importante que diferem ambas as formações, é que o curso técnico lhe dá um diploma e uma graduação acadêmica de nível técnico, já o profissionalizante não lhe dá esse título. Além disso, a maioria dos técnicos possuem piso salarial, o que não existe nos egressos de cursos profissionalizantes. Resumindo então, os Cursos Técnicos são comos os Cursos Superiores, pois te QUALIFICAM, já os Cursos Profissionalizantes, apenas te CAPACITAM.

3 comentários:

  1. Muito bom. Meus parabéns, esclareceu as dúvidas de muitas pessoas a meu exemplo.

    ResponderExcluir
  2. E verdade concordo com o Wanderson Marques. Quem tinha duvida sobre cursos técnicos e profissionalizantes depois desse esclarecimento nao tem mas.
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  3. infelizmente, não é bem assim. O curso Normal é profissionalizante, cumpre uma carga horária de 3000h aula 400h de praticas de ensino no contra turno e 400h de estágio profissionalizante. Portanto, ele não só capacita, como também ele habilita pois segundo a LDB 9394/96 no art.62, o Curso Normal habilita para ministrar aulas na Educação Infanil e Anos Iniciais.

    ResponderExcluir