Estamos cansado de ver problemas de computadores, e nem sempre sabemos o que é. E de pensar que se o computador não está saindo som, seja necessário apenas instalar um programinha, um tal driver, e não trocar as caixinhas de som, ou algo do tipo. Alguns dias atrás, um usuário do Posto Acessa Sp veio me perguntar o que seria um Driver, fiquei pensando em como explicar e saber o porque dele ter tal dúvida e resolvi fazer o post aqui (além é claro, de ter explicado para o usuário o que venha ser). Enfim, o Driver seria em poucas palavras Ele funciona como um telefone que transmite as mensagens dos programas para a parte física do computador, para que quando você instale algo (como um jogo, por exemplo), ele possa funcionar corretamente. Ele permite a comunicação de alto nível entre os programas do computador para que possam efetuar a interação com os dispositivos de hardware. Os drivers estão sempre ligados a um hardware e são específicos para cada Sistema Operacional.
O dispositivo de driver simplifica a programação agindo como um tradutor que traduz os comandos do Sistema para o hardware, fazendo com que eles “falem a mesma linguagem” e consigam agir em conjunto. Em termos técnicos, ele traduz mensagens de programação de alto nível para comandos de baixo-nível, que é utilizado pela maioria dos dispositivos de hardware.
Todos os tipos de dispositivo (como modems, impressoras, web cam, etc) necessitam de um driver para seu funcionamento. Escrever um driver requer um conhecimento avançado de como o hardware funciona e como o software deverá se comportar com relação a ele. Os drivers as vezes são encontrados ao instalar o sistema operacional, outras vezes vem junto com o hardware ou então temos que procurar na internet (e que ás vezes é complicado para encontrar). Então, vale lembrar que se algum dispositivo não esteja funcionando, seja problema de driver mal instalado, ou que nem esteja instalado. E devemos lembrar que sempre deve existir um tradutor entre duas coisas que não são do mesmo tipo, ou seja, é o papel do Driver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário