Projetos

Educação Digital Especial


Proposta (O que?): Trazer para o Acessa São Paulo, todos os alunos especiais da APAE. Fazer com que interajam entre si, pratiquem exercicios educacionais e conheçam todo meio digital.

Justificativa (Por quê?): Os alunos especiais que temos na cidade gostam muito de atenção e reconhecimento de quaisquer coisas que fazem, vendo isso, convidei o professor lá de Informática para fazer parte do projeto e trazê-los para o Acessa, para usar a internet e mostrar o que sabem fazer, com jogos, leitura e etc.

Estratégia (Como?): 
Pela quantidade que temos de aluno, montei da seguinte maneira:
O professor de informática vem na parte da tarde, por volta das 13h, que é um horário que não tinhamos tanto acesso, ele traz uma vez ou duas vezes ao dia, 5 alunos de cada vez, e aqui praticamos exercicios, leitura, conversar em chat e conversa entre nós mesmo, compartilhando assim, momentos de cada um.

Cronograma básico (Quando?): Acesso a sites com histórias;

Todos se apresentam no primeiro dia que chegam no acessa.
Praticam jogos mais básico, e vamos avançando conforme eles vão querendo e entendendo.
Praticam leitura de textos infantis.
Alguns entram em sala de bate papos e conversam entre si.
Tiramos fotos, e compartilhamos momentos.

Local de Realização (Onde?): Usando os computadores do Posto Acessa SP localizado na Escola Técnica municipal Arthur Afonso Bini.


Público Alvo (Para quem?): Alunos Especiais


Projetista: Flavinha Boccanera - MONITOR DO POSTO
Rodrigo Barbosa de Souza  - USUARIO DO POSTO E PROFESSOR DE INFORMÁTICA DAS CRIANÇAS QUE ESTÃO NO PROJETO

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Tecnologia na Educação Infantil

Proposta (O que?): Usar a tecnologia para o aprendizado do ensino infantil.

Justificativa (Por quê?): Atualmente o que move o mundo é a tecnologia, e sabendo disso devemos fazer com que ela fique presente em todos os setores, e a educação não pode ficar para atras. Saindo um pouco daquela história que em sala de aula somente possui a lousa, e os livros, os professores devem passar a usar a tecnologia para passar conhecimento aos alunos, e isso deve acontecer desde criança, ou seja, no ensino infantil, sendo assim, usando o posto do Acessa São Paulo de Guará, as professoras podem passar conteúdos diversos para os alunos, que seja com histórias contadas, vídeos e etc.

Estratégia (Como?): Usar recursos de mídia para ter atenção das crianças e assim fazer com que elas tenha interesse em entender a informação que está sendo passada. Par aisso será usado os sites com histórinhas e vídeos infantis.

Cronograma básico (Quando?): Acesso a sites com histórias;
Acesso á site educativos;
Fazer com que as crianças possam interagir e se interessar com o conteúdo para elas apresentado.

Local de Realização (Onde?): Usando os computadores do Posto Acessa SP localizado na Escola Técnica municipal Arthur Afonso Bini.


Público Alvo (Para quem?): As crianças que estão nas escolas do ensino infantil em nossa cidade.


Projetista: Flavinha Boccanera

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



REFORÇO INFORMATIZADO

Proposta (O que?): O Projeto Reforço informatizado tem como objetivo, auxiliar as crianças que estão com dificuldade no aprendizado, usando a tecnologia para “motivar” o interesse pelo saber.

Justificativa (Por quê?): Na cidade de Guará, as escolas EMEF “Profª Helena Telles Furtado” e EMEI “Profª Hildemmann Martins Silva”, do ensino infantil, promove reforço para as crianças que não estão indo tão bem nas atividades escolares. O reforço acontece no período oposto que a criança estuda, com intuito de fixar o conhecimento. Usando a tecnologia (internet) para passar conhecimento para essas crianças, nota-se que é mais fácil conseguir a atenção, motivação e curiosidade em saber, então, surge a ideia do projeto em poder usar o posto do Acessa São Paulo para lidar com isso.

Estratégia (Como?): Explicar a matéria e fazer exercícios  em sala de aula com os alunos;
Levar esse alunos para o posto, para que acessem sites educativos,  com conteudos similares aos da sala de aula.

Cronograma básico (Quando?): Acesso á jogos interativos;
Acesso á site educativos;
Fazer com que cada criança, depois de algum tempo, demonstre em desenhos o que aprendeu.

Local de Realização (Onde?): Usando os computadores do Posto Acessa SP localizado na Escola Técnica municipal Arthur Afonso Bini, onde é realizado o reforço das crianças do ensino infantil.

Público Alvo (Para quem?): As crianças que fazem reforço escolar.

Projetista: Flavinha Boccanera

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

USUÁRIOS NA WEB


Proposta (O que?): 
O Projeto Usuário na Web tem como objetivo fazer com que os usuários tenha o seu espaço na web, digamos que "voz" na web. Seria um espaço como um canal no youtube onde postaríamos vídeos feitos pelo monitor e pelos usuários, com qualidade de cada um deles (contando piada, tocando algum instrumento, cantando, fazendo entrevistas sobre algum tema com os moradores da cidade e etc). Tudo seria publicado no nosso blog do posto, e também caso o usuário tivesse vontade de ter seu próprio blog, seria feito isso também. Afinal, no blog poderia também expor suas ideias, conhecimentos, qualidades e habilidades.

Justificativa (Por que?): 
As pessoas querem manter mais e mais presença no munda da internet, vendo isso, é legal ter uma forma de mostrarem seu potencial e assim se envolver mais com outras pessoas.

Estratégia (Como?): 
  1. Conhecer o que os usuários participantes gostam e querem mostrar suas qualidades;
  2. Conhecer o que o pessoal quer ver na web;
  3. Procurar mais recursos para que o projeto amplie;
  4. Contar com entidades para que queiram fazer também o papel de publicar na web suas qualidades.
Cronograma básico (Quando?): 
Basicamente seria da seguinte forma:

  1. Usuários interessados;
  2. Temas para publicar na web;
  3. Aprendendo a fazer o blog;
  4. Publicar o conteúdo na web;
  5. Divulgar e ter mais ideias para publicações.

Local de Realização (Onde?): 
Usando os computadores do Posto Acessa SP para fazer upload dos materiais para a web, nas ruas da cidade e espaço que cada um escolheira para gravar e expor seu potencial.

Público Alvo (Para quem?): 
Todos usuários que queiram ter esse espaço e queiram aprender a expor suas habilidades e ideias no munda da internet.

Projetista: 
Flavinha Boccanera