segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Projetos de Férias !

Pessoal, nossos projetos de Tecnologia na Educação Infantil e o de Reforço Informatizado estão de férias devido as escolas também estarem de férias. Nossos projetos tem ligações com os alunos do ensino infantil. Para conhecer os projetos, acesse esse link.

Estamos na página oficial do ACESSA SÃO PAULO !

Causos do Acessa

A satisfação de transformar vidas.

20111129-dsc03109.jpg
Conheça a história da Flavinha Boccanera, monitora da cidade de Guará e um exemplo de como tratar os usuários do seu posto O papel de um monitor de posto do Acessa São Paulo vai além da liberação de máquinas. E por isso mesmo, a satisfação também é muito maior. Prova disso é a história da Flavinha Boccanera, monitora do posto do Acessa SP de Guará.

Flavinha conta como chegou até o Acessa SP, no início desse ano. “Aqui na minha cidade temos várias salas de inclusão digital, laboratórios e eu faço parte do setor de manutenção das máquinas. As vezes ficava de monitora nas salas e postos de inclusão digital até que surgiu a capacitação e precisava mandar duas pessoas e um só dos monitores que ficavam no Acessa poderia ir, então me convidaram pra ir. Chegando na Cap descobri que o Acessa é muito sério. Expliquei aqui como funcionava e me colocaram meio período de monitora, e agora fico somente eu”.

A monitora também conta sobre a satisfação de trabalhar no programa. “já estudo a área da informática, faço sistemas de informação, adoro a parte de inclusão digital, projetos sociais e estou tentando desenvolver um sistema para Guará para gerenciar o setor de inclusão digital”.

Ajudando as pessoas
Flavinha ainda conta duas histórias que vivenciou em seu posto . “Veio um casal aqui. Eles chegaram bem tímidos e acanhados, começaram a usar o computador e vi que estavam tentando fazer algo que não estavam conseguindo. Ofereci ajuda e eles me falaram então que estavam querendo fazer um Orkut. Fiz a conta "compartilhada" deles, e legal foi que eles acharam estranho, pois olharam e disseram que ninguém ainda iria saber que a conta era deles. Sugeri então que colocassem fotos e ofereci meu celular pra tirarmos umas fotos e já passar. E ai ficaram felizes, tiraram uma foto e postaram. Foram embora, porque vão trabalhar, e disseram que voltam depois, disseram que vão usar o posto sempre”.

Uma outra história que aconteceu é a do senhor Jair. “Ele fez o cadastro semana passada. Como está começando a carreira com pintura em tela não tem quase nada pronto, então pede para eu ajuda-lo a escolher paisagens para que ele leve pra casa, e faça parecido. Eu já falei com ele, quando tiver alguma pronta, levar que eu tiro fotos e publico”.

Sobre essa dedicação, Flavinha ainda explica o motivo. “Em qualquer ramo, não tem nada melhor do que ver uma pessoa saindo satisfeita e com a auto-estima lá em cima por ter alcançado algo. Isso dinheiro nenhum paga e é isso que é fantástico ver aquele sorriso, os olhos brilhando, ver que eles estão agradecendo muito. E legal ver que entram de uma forma e saem de outra'”, finaliza.
Pra ler o causo direto do site oficial, clique aqui !

Prêmio Mário Covas chega com novas categorias .

Premiação selecionará projetos em quatro diferentes categorias. Saiba como se inscrever

Já estão abertas as inscrições para a oitava edição do Prêmio Mário Covas. O prêmio é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Gestão Pública . Em sua oitava edição, a premiação se diferencia com quatro categorias: Inovação em Gestão Estadual, Inovação em Gestão Municipal, Cidadania em Rede e Governo Aberto.

Inovação em Gestão Estadual busca iniciativas de servidores e e empregados públicos dos 3 poderes do Estado de São Paulo; a categoria Inovação em Gestão Municipal abrange os servidores e empregados públicos dos municípios do Estado de São Paulo, que trabalhem em iniciativas conduzidas em colaboração com o Governo do Estado de São Paulo, voltadas para o aprimoramento continuado do serviço público; a categoria Cidadania em Rede é voltada para as iniciativas de usuários do Acessa São Paulo , do Acessa Escola e de outros centros de inclusão digital gratuitos existentes no Estado de São Paulo; e por último, a categoria Governo Aberto, que busca abranger iniciativas cidadãs que estimulem a prática do governo aberto voltadas para o aprimoramento continuado do serviço público.

Podem participar servidores e empregados públicos que trabalham em qualquer órgão dos 3 poderes estaduais e dos municípios do Estado de São Paulo, usuários de Centros Gratuitos de Inclusão Digital e cidadãos.

Cada projeto pode se inscrever em apenas uma das categorias e serão selecionados até 76 finalistas entre todas os grupos de projetos.

As inscrições vão de 18 de novembro a 13 de janeiro de 2012 e acontecem apenas pela internet no site do Prêmio Mário Covas. Após a inscrição é gerado um número de protocolo, que garante a participação no prêmio. Todas as informações a respeito das etapas serão divulgadas no site do prêmio.

Para maiores detalhes, consulte os regulamentos de cada categoria.

Um pouco sobre a importância da internet .

Atualmente, estamos vivenciando em uma planeta que está se atualizando a todo momento, são transformações, novas gerações, mudanças e formas de relacionamento na vida social. O meio mais comum e usado hoje em dia para nos relacionar, é a internet. A nova geração é marcada pelo uso do computador e juntamente com a internet para assim "viver em rede" . Com internet temos várias e várias formas de nos comunicar com pessoas pertos e bem, bem distantes. Na internet encontramos comunicadores instantâneos que substituem cartas, emails e celulares com certeza, tais esses comunicadores são Msn (messenger), skype, redes sociais e muitos outros. Com toda essas ferramentas fica fácil se comunicar, se conhecer, ter acesso a informações e etc, porém, existem pontos positivos e negativos, tais como: postivo, é mais fácil agora se comunicar, usa-se a internet, ou seja, barateou o custo da comunicação entras as pessoas, e negativo, que é o fator da exclusão digital, pois ainda, infelizmente, existem muitas pessoas sem acesso a internet e a tecnologia da informação, ou seja, essas pessoas estão excluídas digitalmente.
A internet também é muito presente e está cada vez mais presente na educação, e isso é um fator muito bom, e que colabora muito para o setor educacional do mundo. Com a internet, o acesso a informação, cultura e educação deixou de ser privilégio de alguns, pois agora tudo pode ser estudado e feito via internet, como por exemplo: pesquisas escolares, cursos a distância (EAD), leitura de livros online, passeio através de vídeos e imagens e muitas outras coisas. A internet colabora e muito no setor profissional. Existem sites de compartilhamento de vagas de trabalho e currículos de pessoas. Infelizmente a internet ainda não é tão barata e disponível a todos, porém existem muitos projetos do governo que estabelece a ideia de INCLUSÃO DIGITAL, que por mais que pareça um sonho está funcionando, e bem. A inclusão digital consiste em incluir todas as pessoas no mundo virtual, mas não apenas oferecendo um computador com preço acessível e internet com preço acessível também, mas de certa forma "educar" essas pessoas para saber usarem de forma correta a internet e todas as ferramentas e meios que nela existe. Então, fica claro que a importância da internet na sociedade vem crescendo bastante, e de certa forma, devemos ficar atentos a essa demanda e aprender mais e ajudar o próximo sempre a usar de forma correta a internet, pois ela está presente em todos os setores.



Interessante !

Comprovado que você pode aprender coisas novas mesmo quando for mais velho. Os neurocientista refuta a tese que, quando mais velhos, seres humanos têm mais dificuldades de aprender.
 
No meio científico, existe uma tese comum de que, quanto mais avançada for a idade de uma pessoa, mais dificuldades ela encontrará para aprender algo novo. Contudo, a neurocientista Eleanor Maguire tem motivos de sobra para questionar essa premissa.

A pesquisadora da Universidade College London conduziu um estudo durante 4 anos com taxistas de Londres. Acompanhando o desenvolvimento de cada um deles, Eleanor constatou que, ao longo do tempo, a funções do dia a dia do trabalho faziam com que eles adquirissem mais experiência e, com isso, tivessem mais facilidade em responder testes específicos propostas pela médica.

Os testes incluíam exercícios de memorização e lógica utilizando elementos do próprio trabalho. Aqueles que passaram pelo período de aprendizado, se mostraram significativamente mais bem-sucedidos do que os outros. Para a médica, o estudo comprova que a capacidade de aprendizado de uma pessoa adulta permanece intacta ao longo do tempo.


 

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Seu pendrive está protegido contra gravação? Veja como resolver!

Mesmo depois de virar a trava você ainda não consegue acessar o dispositivo? Ele pode estar infectado. Todo mundo já passou pela agonizante situação de inserir um pendrive na porta USB para transferir alguns arquivos, passar algumas fotos, umas músicas etc e, de repente, surge aquele aviso do Windows na tela: “O disco está protegido contra gravação. Remova a proteção ou insira outro disco”.
Nessas situações, com toda a paciência do mundo, você retira o pequeno dispositivo do computador, sem se esquecer de removê-lo no Assistente de dispositivos do sistema antes, move a trava manual e insere-o de novo no computador. Está tudo bem agora.
Mas e quando o Windows continua dando o aviso? Ou quando o seu pendrive nem tem a trava manual e mesmo assim a mensagem de que ele está protegido contra gravação aparece? Ele pode ter sido infectado com um vírus ou script.
Admirável dispositivoDestravando o “indestravável”
O Baixaki preparou um tutorial para ajudar você a retirar a proteção contra gravação do seu pendrive, sem grandes complicações e, dessa forma, terminar de passar aquelas músicas para o seu amigo ou aquelas fotos para a sua mãe.
Passo 1
Insira o dispositivo na porta USB do seu computador e tenha certeza de que ele foi reconhecido com sucesso. Uma mensagem no canto inferior direito da tela costuma confirmar esse reconhecimento.
Passo 2
Clique no link a seguir para baixar o arquivo batch add.bat. Em seguida execute-o. Feito isso, a chave será adicionada automaticamente ao Editor do Registro.
Passo 3
Abra a janela “Executar” no "Menu Iniciar” e digite o comando regedit. Ao fazer isso, será aberto o Editor do Registro do Windows. Navegando pelas pastas, encontre o seguinte caminho: KEY_LOCAL_MACHINE > SYSTEM > CurrentControlSet > Control > StorageDevicePolicies.
Passo 4
Este é o passo mais importante: clique duas vezes na chave “WriteProtect”, no Editor do Registro, e, na janela que surge, digite “0” no campo “Value data”. Em seguida aperte “OK”. Feche o editor e reinicie o computador. Insira o pendrive novamente e teste se a proteção foi removida com sucesso.
Insira 0 no campo Valor

terça-feira, 22 de novembro de 2011

PROJETO NOVO - Educação Digital Especial

Olá, comecei aqui no posto o Projeto de Educação Digital Especial, voltado para os alunos da APAE, portadores de necessidades especiais, o primeiro dia do projeto foi bem tranquilo, alegre e legal. Clique aqui e saiba mais sobre o projeto, e para ver as fotos, clique aqui.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Inclusão digital traz crescimento econômico.

O professor Raul Katz, especialista da Universidade de Columbia (EUA) disse nesta segunda-feira, em palestra promovida pelo Ministério das Comunicações em parceria com o IPEA, que as ações de inclusão digital e programas de banda larga trazem crescimento econômico aos países.
“Quanto maior a penetração do acesso à internet em banda larga, maior será o impacto na economia”, defende o professor da Universidade de Columbia. De acordo com o especialista, para cada aumento de 10 pontos percentuais na penetração da banda larga, há aumento de 0,037 ponto percentual no PIB do país.
Se for levado em consideração o crescimento da banda larga associado à inclusão digital da população, pode haver um crescimento de até 0,5 ponto percentual no PIB, segundo mostram os estudos apresentados pelo professor Katz.
Entretanto, alertou que não basta a infraestrutura, mas é importante também a produção de conteúdos e aplicações porque segundo Katz, países que investiram em infraestrutura apenas, tiveram uma lacuna em termos de alimentação da rede.
Acrescentou que a expansão da banda larga gera aumento de empregos, aumento da produção industrial e acesso, por parte da população, a cultura e educação. "Mas é preciso avaliar se o aumento da velocidade vai refletir em benefícios reais para os usuários”, alertou o professor.
O professor alerta, entretanto, para que a criação de programas voltados à massificação da banda larga e de expansão das TICs seja feita caso a caso, observadas as características de cada país já que segundo ele, os países que desenvolvem programas de implantação de banda larga com base na experiência de outros geralmente adotam políticas equivocadas para sua realidade.
Assim, ressaltou, é importante que a inclusão digital e os planos de banda larga sejam precedidos por estudos que avaliem os impactos econômicos e culturais junto à população. “Ter objetivos claros é uma tarefa imprescindível na formulação de políticas públicas de telecom”, disse o pesquisador.
Para Katz, é preciso avaliar a condição interna do país, em termos de infraestrutura, desenvolvimento e aspectos econômicos para somente então construir um planejamento sólido na área de telecomunicações.

GERAÇÃO DE EMPREGOS
O professor Katz apresentou dados que mostram o crescimento no número de empregos proporcionalmente à expansão de investimentos em banda larga. Nos Estados Unidos, onde estão sendo investidos aproximadamente US$ 6,4 milhões no programa de banda larga, devem ser gerados quase 130 mil empregos, entre diretos e indiretos. Na Austrália, com investimentos de US$ 31 milhões, a expectativa é de se gerarem 200 mil postos de trabalho. Na Alemanha, que está aplicando US$ 47 milhões, podem ser criadas até 542 mil vagas.
“Temos um crescimento de 0,82 ponto percentual na taxa de emprego para cada 10 pontos percentuais de expansão da inclusão digital. Ou seja, quando as pessoas estão preparadas para lidar com as tecnologias da comunicação e informação, o nível de desemprego é menor”, pontua.

BANDA LARGA PELO MUNDO
O professor da Universidade de Columbia apresentou ainda dados comparativos sobre a expansão do acesso à internet em alguns lugares do mundo, por meio de planos nacionais de banda larga. Nos Estados Unidos, por exemplo, a meta é ter cobertura de 100% até 2012, com velocidade de 4 megabits por segundo. No caso da Alemanha, a intenção é conseguir, até 2014, cobertura de 100% com uma velocidade de 1 megabit por segundo, a mesma adotada pelo governo Brasil, também com metas até 2014, pelo Programa Nacional de Banda Larga (PNBL).
No Reino Unido, a ideia é atingir uma cobertura de 100% em 2012, com velocidades de 2 megabits por segundo. Na Austrália, as metas são mais ambiciosas, já que a velocidade pretendida é de 12 megabits por segundo, em 2012, quando deverá haver 100% de cobertura.

Jobs queria criar rede de celulares usando espectro de rede Wi-Fi .

Afirmação foi feita pelo investidor John Staton, que ajudou Jobs com a ideia.
'Ele queria tomar o lugar das operadoras, disse Staton.

Steve Jobs trabalhou por dois anos tentando descobrir como usar o espectro de redes Wi-Fi para criar uma rede de celulares, dispensando o uso das redes das operadoras. A afirmação foi feita pelo investidor da área de tecnologia John Staton, que disse que Jobs estudou o uso do recurso anos antes do lançamento do iPhone.
"Jobs queria tomar o lugar das operadoras" disse Staton durante um seminário nos Estados Unidos. "Ele e eu gastamos muito tempo falando sobre como criar uma rede de celulares usando o espectro do Wi-Fi. Isto era parte de sua visão."
Em vez de usar o recurso, a Apple lançou o primeiro iPhone em 2007 com exclusividade com a operadora AT&T nos Estados Unidos. Staton disse que obs desistiu da ideia do espectro pouco antes do lançamento do aparelho, ainda em 2007. Entretanto, continuou tendo influência sobre as companhias, acabando com o controle total das operadoras sobre os aparelhos e serviços, afirmou Staton.
O investidor disse ainda que Jobs conseguiu entrar em áreas dominadas pelas operadoras de celular com a App Store e, com a introdução do sistema iOS 5, com o iMessage, que permite a troca de mensagens gratuitas entre os usuários dos aparelhos.
A Apple também teve que abrir mão de certos recursos em prol das operadores. Ela limitou o tamanho dos aplicativos que podem ser baixados por 3G, não ofereceuo FaceTime (conversas por meio de vídeo) no iPhone e no iPad fora de redes Wi-Fi e reduziu a qualidade dos vídeos do YouTube em seus aparelhos.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Está precisando de emprego ?!

Olá Pessoal, venho disponibilizar aqui alguns links de concursos, programas de estágio e trainees e também alguns sites de busca de emprego, que podem ajudar muito você.

Concursos com inscrições abertas - Clique Aqui

Programas de Estágios e de trainees - Clique Aqui

Site InfoJobs - Clique Aqui  - (Nesse site, você cadastra seu currículo e se "candidata" á várias vagas disponíveis no mercado de trabalho.

 



Ponline 2011

Pessoal, nessa semana está acontecendo a PONLINE 2011. Você monitor não pode deixa de participar e contribuir para o sucesso da PONLINE. É fácil, Clique Aqui e acesse a página dos monitores do acessa são paulo, no site tem todo o material e tira dúvidas para a realização da PONLINE, mas fiquem atentos, a Ponline termina no dia 13 de Novembro.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Escola Sustentável


Mundo Arvore

Muito legal Infográfico sobre a Arvore

Medical Animation

Método Científico

O buraco no muro.....

Políticas Publicas e Inclusão Digital

Acessa Escola

Era do hipertexto

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

QUE VISTA FANTÁSTICA !!!!



Panorâmica Aérea, de 360 graus, que os russos fizeram das cataratas do Iguaçu.

Observe a primeira imagem que aparece, e logo no mapa ao lado,

ao clickar nos diferentes pontos (bolinhas e estrelas verdes), se pode passar até pelas passarelas por onde se caminha.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Os detalhes da estátua do Cristo Redentor

Olá, pessoal veja que interessante informações sobre o Cristo Redentor.
Clique na Imagem para ver na integra.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Descobrir RG a partir do FACEBOOK .

Cientistas provam que é possível descobrir um RG a partir do Facebook

Software de reconhecimento facial e estatísticas de previsão trazem mais preocupações sobre privacidade.
Você acha que está seguro no Facebook? Cientistas da Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos, acham que não – e conseguiram provar. Através de um método baseado em uma pesquisa divulgada em agosto pela Forbes, a equipe relacionou o perfil de uma pessoa no Facebook ao seu número do seguro social (SSN, o equivalente norte-americano ao nosso RG).
Segundo o DailyMail, o primeiro passo é tirar uma foto de qualquer pessoa na rua. Em seguida, utilizando um potente software de reconhecimento facial, é possível associar o retrato ao perfil da pessoa no Facebook. Finalmente, a partir de previsões que utilizam os dados do usuário, como a cidade natal e a idade, além de outros padrões, é possível obter o tal número de identificação.
Desse modo, é possível roubar a identidade de qualquer pessoa por aí – e cometer alguns crimes utilizando os dados coletados. Os cientistas responsáveis alegam que a margem de erro para esse método ainda é muito grande, mas que as preocupações com privacidade e segurança nas redes sociais devem ser reforçadas.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Projeto - Reforço Informatizado


Hoje tivemos mais reforço informatizado pessoal. Abaixo estão algumas fotos, para ver mais clique aqui, e para saber mais sobre o projeto, clique aqui. Até a próxima!


sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Cocoricó

Que tal assistir o Cocoricó ?

3ª SEMANA DO MEIO AMBIENTE

2011 é o Ano Internacional das Florestas e muito tem se falado da Amazônia e de seus recursos naturais, mas pouco que esta é uma região habitada e de como as pessoas vivem ali. A série de documentários A Floresta e Você destaca como a floresta inspira, abriga, cura e mobiliza as populações tradicionais e a sociedade em geral na região amazônica. Produção especial da TV Escola para a 3ª Semana do Meio Ambiente (2011) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.
3ª SEMANA DO MEIO AMBIENTE - A FLORESTA E VOCÊ - EPISÓDIO 1 – A FLORESTA ABRIGA VOCÊ
A Floresta abriga você – Na pequena cidade de Nova Califórnia, no estado de Rondônia, o Projeto RECA (Reflorestamento Econômico Consorciado Adensado) mostra como a produção em Sistemas Agroflorestais (SAFs) abrigam seus associados na região amazônica.
3ª SEMANA DO MEIO AMBIENTE - A FLORESTA E VOCÊ - EPISÓDIO 2 – A FLORESTA INSPIRA VOCÊ
A Floresta inspira você – Na periferia da grande Manaus, no estado do Amazonas, a Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA) mostra como o ofício de luthier inspira e aproxima aquela comunidade de grandes causas ambientais, como o uso de madeiras certificadas.

3ª SEMANA DO MEIO AMBIENTE - A FLORESTA E VOCÊ - EPISÓDIO 3 – A FLORESTA CURA VOCÊ
A Floresta cura você – Em Belém do Pará, na Faculdade de Farmácia da UFPA, um projeto de Etnofarmácia e fitoterapia demonstra como a floresta cura científica e culturalmente. 
3ª SEMANA DO MEIO AMBIENTE - A FLORESTA E VOCÊ - EPISÓDIO 4 – A FLORESTA MOBILIZA VOCÊ.
A Floresta mobiliza você – Na região de Santarém no Pará, a Rede Mocoronga, parte do Projeto Saúde e Alegria, usa a comunicação comunitária para dar voz aos povos da floresta.

3ª SEMANA DO MEIO AMBIENTE - A FLORESTA E VOCÊ - EPISÓDIO 5 – A FLORESTA ENSINA VOCÊ
A Floresta ensina você – Em Rio Branco, no Acre, a Escola da Floresta (Instituto Dom Moacyr) inova em um método de ensino voltado especialmente para as comunidades da floresta. 


Semana Especial que ocupa a programação da TV Escola sempre na semana do dia do poeta, 20 de outubro e se dedica a falar de poesia e literatura em suas mais diversas formas.
Série de 30 episódios apresentando os principais conceitos de Astronomia. A cada programa, o professor e Astrônomo Walmir Cardoso, apresenta um tema derivado de uma letra do alfabeto. Animações, fotos espaciais e imagens de arquivo complementam a viagem espacial que traz como grande diferencial o ponto de vista do hemisfério sul.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Picote o Menino de Papel

Quem é que não gosta de uma boa história?
Venha conhecer o "Picote o Menino de Papel" e divirta-se.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Era Virtual

Que tal conhecermos vários museus brasileiros?
Clique aqui para entrar.

Museu de Artes e Oficios.

Já sabemos através de muitos estudos que o cérebro humano lembra muito mais daquilo que vemos do que daquilo que ouvimos.
Clique aqui para conhecer o Museo de Artes e Oficios.

Museo do Louvre

                                            Que tal viajarmos até o museo do Louvre?
                                           Quantas coisas Maravihosas a serem vistas.
                                                               Vamos Click aki!!!!



Sistine Chapel

Pessoal, venha para uma viagem incrivel.
Clique aquii para conhecer a Capela Sistina

Guaraense vence concurso de desenho Via Norte !

O Guaraense Alan Barbosa, aluno da Escola “Urbano de Andrade Junqueira” - Unidade 1 e usuário do posto ACESSASP  conquistou o primeiro lugar no concurso de desenho da Concessionária de Rodovias Via Norte. Alan disputou a categoria 2 - 5ª a 8ª Serie ou do 6º ao 9º ano, com participantes de 13 municípios.

Além do concurso de desenho foi disputado o concurso de melhor frase, onde foram escolhidas as três melhores frases de cada escola, sendo que de Guará, a escola Urbano- 1 teve como vencedores: 1º lugar: Taimara Ronca Cavalheiro, com a frase: "Vamos melhorar o nosso trânsito, não só reduzindo a velocidade, mas dirigindo com responsabilidade."; 2º lugar: Marcela Ribeiro Ortega Teodoro, com a frase:” Reduzir a velocidade e respeitar a sinalização são ações que contribuem para a humanização do trânsito"; 3º lugar: Gabriela Felício Ribeiro, com a frase: "Com amor respeitamos o próximo. Com responsabilidade diminuímos a velocidade. Com sabedoria seremos bons motoristas. Aprendendo as lições da vida!".

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Projeto - Reforço Informatizado .

1º dia do Projeto Reforço Informatizado. As crianças do reforço usaram o posto do acessasp para realizar atividades educacionais, tais como: jogos educativos, como alfabetização, continhas de matemática e jogos para colorir. Elas adoraram usar o computador para aprender um pouco mais. Algumas fotos estão abaixo e para ver mais fotos, Clique Aqui. Para saber mais sobre o Projeto do Reforço Informatizado Clique Aqui .

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Adeus ao gênio .

Steve Jobs – o gênio da tecnologia responsável por revolucionar ao menos três segmentos da indústria (computação pessoal, música, e telefonia) e inovar outra (animação para filmes) – morreu nesta quarta-feira, aos 56 anos de idade. Ex-CEO e força criativa por trás da Apple, ele lutava desde 2003 contra um câncer no pancreas, que o levou a deixar, em agosto, a direção da companhia que ele fundou em 1976 e ajudou a transformar em uma das mais valiosas do planeta. Jobs deixa a mulher, Laurene, e quatro filhos – três mulheres e um homem.
No site da empresa, uma nota faz uma homenagem a Jobs: "A Apple perdeu um gênio visionário e criativo, e o mundo perdeu um ser humano incrível. Aqueles que tiveram o prazer de conhecer e trabalhar com Steve perderam um amigo querido e um mentor inspirador. Steve deixa para trás uma companhia que somente ele pôde erguer e seu espírito será para sempre a essência da Apple".


Disse Jobs :

Eu acho que [a tecnologia] fez o mundo ficar mais próximo e continuará fazendo isso. Existem desvantagens para tudo e consequências inevitáveis para tudo. A peça mais corrosiva da tecnologia que eu já vi se chama televisão, mas novamente, a televisão, no seu melhor, é magnífica.” – Revista Rolling Stone, dezembro de 2003.

“Nascemos, vivemos por um momento breve e morremos. Tem sido assim há muito tempo. A tecnologia não está mudando muito este cenário” – Revista Wired, fevereiro de 1996 “Se você é um carpinteiro e está fazendo um belo armário de gavetas, você não vai usar um pedaço de compensado na parte de trás porque as pessoas não o enxergarão, pois ele estará virado para a parede. Você sabe que está lá e, então, usará um pedaço de madeira bonito ali. Para você dormir bem à noite, a qualidade deve ser levada até o fim”— Revista Playboy, 1987.


“O único problema da Microsoft é que eles não tem estilo. Eles não têm estilo nenhum. E não falo isso nas pequenas coisas, falo em tudo, no sentido de que eles não pensam em ideias originais e de que eles não levam cultura para os seus produtos – Documentário ‘Triumph of the Nerds’, 1996.


“Eu sempre estarei ligado à Apple. Espero que durante toda a minha vida o meu fio se cruze com o fio da Apple, como uma tapeçaria. Posso ficar afastado por algum tempo, mas eu sempre vou voltar.” – Revista Playboy dos Estados Unidos, fevereiro de 1985.

“A principal razão para a maioria das pessoas comprarem um computador para suas casas será para se conectar a uma rede nacional de comunicações. Estamos apenas nos primeiros estágios do que será uma grande revolução para a maioria das pessoas – tão revolucionária quanto o telefone.” – Revista Playboy (edição americana), fevereiro de 1985.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Crianças X Internet .

Crianças X Internet .

Games on-line são meio de entrada da criança na web no Brasil. 90% dos entrevistados do estudo TIC Crianças diz jogar pela internet. Cerca de 29% das crianças entre 5 e 9 anos usam redes sociais.


Os games on-line são a principal porta de entrada da criança na internet no Brasil, de acordo com a segunda Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação por Crianças no Brasil (TIC Crianças 2010) divulgado nesta terça-feira (4) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Das 2.516 crianças entre 5 e 9 anos entrevistadas pelo estudo, considerando os 27% que afirmaram usar a web, 90% disseram que jogar na internet é a atividade mais realizada.
Pesquisas escolares pela internet foi apontada como a segunda atividade mais realizada, com 45% dos entrevisados. As crianças desta faixa etária também começaram a acessar redes sociais como Facebook e Orkut, com um terço dos entrevistados (29%) afirmando ter conta nestes locais. Atividades mais complexas, como mandar e-mail (10%), que exige que a criança saiba ler, ou fazer ligações telefônicas pela web (6%) são menos populares.
Ainda, 42% das crianças brincaram em sites que têm desenhos como na TV, 35% pesquisou quelquer assunto na web e 34% assistiram a desenhos animados em sites de vídeo.
Para o estudo, 41% dos brasileiros com 10 anos ou mais usaram a internet, com as idades entre 10 e 24 sendo as que mais acessam a web.
Para as crianças entre 5 e 9 anos, que representam cerca 8,3% da população brasileira de acordo com dados do IBGE, o principal local de acesso à internet é a casa, com 47% dos entrevistados e, na terceira colocação, a escola, com 33%. No segundo lugar, as crianças afirmaram usar a internet na casa de outra pessoa (37%). Nas áreas rurais, a escola é o principal local de acesso à  web, apontado por 52% dos entrevistados desta região.
Entretanto, o uso da internet ainda é inferior ao uso do computador, segundo a pesquisa. Dos entrevistados, 51% disse ter usado o computador e 27% disseram ter usado a internet. Ainda, as crianças afirmam aprender a navegar na internet sozinhas, resposta de 20% dos entrevistados. O professor desponta como o meio de aprendizado para adquirir habilidades na web. Ele foi o mais mencionado pela criança na soma entre áreas rurais e urbanas, com 37% no total do Brasil. Pais que usam a internet foram mencionados ao lado dos professores como fonte de aquisição de habilidades para o acesso à web.
Os aparelhos celulares já estão populares entre crianças entre 5 e 9 anos, com 60% afirmando usar o aparelho para diversas atividades. Cerca de 84% afirma usar o celular para jogar games e apenas 1% diz ter acessado a internet por meio do dispositivo. A pesquisa questionou ainda as crianças sobre terem alguma vez se sentido ameaçadas ao acessar a rede e um quarto delas (25%) disse que sim. Não foi especificado pela pesquisa qual a espécie de ameaça percebida. O estudo mostrou ainda que 12% conheceu alguém pela internet, 11% enviou fotos suas pela rede e 6% declarou ter sido vítima de piadas ou brincadeira que não gostou.

Meninas são mais monitoradas pelos pais
Outro dado apontado pelo TIC Crianças é que 39% dos jovens na idade pesquisada usam a internet sozinhos, sem ajuda de pais, parentes ou professores. O computador, no entanto, está na localizado na sala de estar (44% dos entrevistados), onde os familiares podem acompanhar a atividade. Cerca de 21% dizem que o PC está no quarto, onde ela teria mais privacidade para o uso da web.

Muitos mais também não controlam o que os filhos nesta faixa etária acessam na internet. Cerca de 21% diz não controlar nem restringir o acesso; 40% diz conversar para orientar a criança; 20% acessa o histórico do navegador para saber o que ela acessou e 15% bloqueia sites.
Na divisão por sexo, 24% dos pais que têm filhas acessam o histórico da web contra 15% dos pais que têm meninos. Apenas 14% disse não controlar ou restringir o acesso da web pelas meninas contra 28% de pais que têm meninos.
Mesmo com pouca idade, as crianças disseram já sentir riscos na internet, com 25% dizendo já ter sentido medo ou perigo enquanto navegava. O estudo não entrou em detalhes de que tipo de atividade na web (chat, busca, etc) estava sendo realizada quando a criança sentiu medo. Ainda, 6% diz ter sofrido algum tipo de brincadeira que não gostou na web.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Novo Projeto ! - Tecnologia na Educação Infantil .

Pessoal, temos um novo Projeto no nosso posto Acessa São Paulo, quem quiser conhecer mais sobre o Projeto Tecnologia na Educação Infantil, Cliquei Aqui e acesse a página do projeto. Logo abaixo, algumas fotos da primeira turma a participar. Para ver mais fotos Clique Aqui . [PROFESSORA EDNA MORTARI]





segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Android, o que é ?!

Android é um sistema operacional, isso mesmo, um sistema operacional como esse que roda em seu computador, notebook, um sistema operaciaonal assim como o windows 7, xp, vista, linux, entre outros .. a diferença é que o Android é um sistema operacional desenvolvido para dispositivos móveis, ou seja (celular, tablets). O Android foi inicialmente desenvolvido pela nossa amada e querida empresa chamada GOOGLE e posteriormente pela Open Handset Aliance (mas a GOOGLE é responsável pela gerência do produto e engenharia dos processos). O sistema operacional Android roda sobe o núcleo LINUX, embora por enquanto seja ainda desenvolvido numa estrutura externa ao núcelo LINUX, resumindo, ele inclui um sistema operacional baseado no LINUX e possui diversas aplicações com uma rica interface gráfica, um browser para navegar na internet, integração com o GOOGLE MAPS, suporte a multimídia, GPS, banco de dados integrado, jogos em 3D e outras coisas mais. O primeiro telefone comercialmente disponível com o sistema Android foi o HTC DREAM que foi lançado em Outubro de 2008 e o primeiro tablet com o sistema Android 3.0 foi o Motorola Xoom, lançado nos EUA em Fevereiro de 2011. O Android tem outra característica legal que é permitir que os desenvolvedores escrevam software na linguagem de programação JAVA, controlando o dispositivo via biblioteca desenvolvidas pela GOOGLE, e existem mais de 250 mil aplicações disponíveis para Android. Falando em código, o sistema operacioal Android consiste em 12 milhões de linhas de código, incluindo 3 milhões em XML, 2,8 milhões de linhas em linguagem C, 1 milhão de linhas de código em linguagem JAVA e 1,75 milhões de linhas de código em linguagem C++. Quem possui um aparelho móvel com o sistema operacional Android pode procurar a vontade na internet, pois o que não falta são aplicativos compatíveis, dentre eles, jogos, redes sociais e muito mais para instalar e usar a vontade. Por conta de ser muito usado, o Android tem sido procurado muito pelos hackers e crackers da vida, alguns com objetivos de encontrar erros e informar para reparos e outros para fins maliciosos, então, temos que ficar atentos. Enfim, o Android é um sistema operacional bem legal, com centenas de aplicativos interessantes disponíveis para downloads. Será que um dia ele vai crescer tanto a ponto de ser um sistema operacional para desktop ? Eis a questão!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Sensor permite mudar canal de TV com a força do pensamento.

Protótipo apresentado na Alemanha usa sensores em lóbulo da orelha. 

Modelo só reconhece um único comando, mas ainda deve evoluir. 
Controle TV com o cérebro (Foto: Reprodução)
Um protótipo apresentado na IFA, feira alemã de tecnologia, permite usar ondas cerebrais para comandar um aparelho de TV. Batizado de "Brain Waive", o equipamento criado pela chinesa Haier promete substituir o controle remoto por um capacete com sensores embutidos. 
De acordo com a fabricante, o protótipo capta alterações da atividade cerebral perceptíveis por alterações elétricas transmitidas em áreas como a testa e os lóbulos das orelhas. 
Por enquanto, o protótipo é capaz apenas de identificar um comando único. O modelo foi utilizado na demonstração na IFA como um jogo eletrônico. Em breve, acreditam os criadores, será possível desenvolver sensores capazes de distinguir entre comandos diferentes, o que permitiria trocar canais e aumentar ou diminuir o volume do áudio de um aparelho de TV.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Olá pessoal, encontrei um site muito legal de Fábulas e venho compartilhar com vocês.

Pessoal veja a perfeição na execução deste video !

Roger Chartier: "Os livros resistirão às tecnologias digitais"

Especialista em história da leitura afirma que a Internet pode se transformar em aliada dos textos por permitir sua divulgação em grande escala.



O francês Roger Chartier - é um dos mais reconhecidos historiadores da atualidade. Professor e pesquisador da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais e professor do Collège de France, ambos em Paris, também leciona na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e viaja o mundo proferindo palestras.

Sua especialidade é a leitura, com ênfase nas práticas culturais da humanidade. Mas ele não se debruça apenas sobre o passado. Interessa-se também pelos efeitos da revolução digital. "Estamos vivendo a primeira transformação da técnica de produção e reprodução de textos e essa mudança na forma e no suporte influencia o próprio hábito de ler", diz.

Diferentemente dos que prevêem o fim da leitura e dos livros por causa dos computadores, Chartier - acha que a internet pode ser uma poderosa aliada para manter a cultura escrita. "Além de auxiliar no aprendizado, a tecnologia faz circular os textos de forma intensa, aberta e universal e, acredito, vai criar um novo tipo de obra literária ou histórica. Dispomos hoje de três formas de produção, transcrição e transmissão de texto: a mão, impressa e eletrônica - e elas coexistem."

No fim de junho, Chartier - esteve no Brasil para lançar seu livro Inscrever & Apagar, em que discute a preservação da memória e a efemeridade dos textos escritos. Nesta entrevista, ele conta como a leitura se popularizou no século 19, mas destaca que bem antes disso já existiam textos circulando pelos lugares mais remotos da Europa na forma de literatura de cordel e de bibliotecas ambulantes. Confira os principais trechos da conversa.


Como era, no passado, o contato das crianças e dos jovens com a leitura?ROGER CHARTIER A literatura se restringia às peças teatrais. As representações públicas em Londres, como podemos ver nas últimas cenas do filme Shakespeare Apaixonado, e nas arenas da Espanha são exemplos disso. Já nos séculos 19 e 20, as crianças e os jovens conheciam a literatura por meio de exercícios escolares: leitura de trechos de obras, recitações, cópias e produções que imitavam o estilo de autores antigos, como as famosas cartas da escritora Madame de Sévigné (1626-1696) e as fábulas de La Fontaine (1621-1695).


Quando a leitura se tornou popular?CHARTIER No século 19, surgiu um novo contingente de leitores: crianças, mulheres e trabalhadores. Para esses novos públicos, os editores lançaram livros escolares, revistas e jornais. Porém, desde o século 16, existiam livros populares na Europa: a literatura de cordel na Espanha e em Portugal, os chapbooks (pequenos livros comercializados por vendedores ambulantes) na Inglaterra e a Biblioteca Azul (acervo que circulava em regiões remotas) na França. Por outro lado, certos leitores mais alfabetizados que os demais se apropriaram dos textos lidos pelas elites.O livro O Queijo e os Vermes, do italiano Carlo Guinzburg, publicado em 1980, relata as leituras de um moleiro do século 16.
As práticas atuais de leitura têm relação com as práticas do passado?CHARTIER É claro. Na Renascença, por exemplo, a leitura e a escrita eram acessíveis a poucas pessoas, que utilizavam uma técnica conhecida como loci comunes, ou lugares-comuns, ou seja, exemplos a serem seguidos e imitados. O leitor assinalava nos textos trechos para copiar, fazia marcações nas margens dos livros e anotações num caderno para usar essas citações nas próprias produções. No século 16, editores publicaram compilações de lugares-comuns para facilitar a tarefa dos leitores, como fez o filósofo Erasmo de Roterdã (1466-1536).
Em que medida compreender essas e outras práticas sociais de leitura pode transformar a relação com os textos escritos?CHARTIER Os estudos da história da leitura costumam esquecer dois importantes elementos: o suporte material dos textos e as variadas formas de ler. Eles são decisivos para a construção de sentido e interpretação da leitura em qualquer época. Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes (1547-1616), era lido em silêncio, como hoje, mas também em voz alta, capítulo por capítulo, para platéias de ouvintes. Todas as pesquisas nessa área formam um patrimônio comum com o qual os professores podem construir estratégias pedagógicas, considerando as práticas de leitura.
Que papel a literatura ocupa na Educação atual?CHARTIER A escola se afastou da literatura, principalmente no Brasil, porque está preocupada em oferecer ao maior número possível de crianças as habilidades básicas de leitura e escrita. Mas acredito que os professores devem acolher a literatura novamente, da alfabetização aos cursos de nível superior, como mostram várias experiências pedagógicas. Na França, por exemplo, um filme recém-lançado exibe uma peça do dramaturgo Pierre de Marivaux (1688-1763) encenada por jovens moradores de bairros pobres.
Muitos dizem que desenvolver o gosto dos jovens pela leitura é um desafio.CHARTIER Certamente. Mas é papel da escola incentivar a relação dos alunos com um patrimônio cultural cujos textos servem de base para pensar a relação consigo mesmo, com os outros e o mundo. É preciso tirar proveito das novas possibilidades do mundo eletrônico e ao mesmo tempo entender a lógica de outro tipo de produção escrita que traz ao leitor instrumentos para pensar e viver melhor.
O senhor quer dizer que a internet pode ajudar os jovens a conhecer a riqueza do mundo literário?CHARTIER Sim. O essencial da leitura hoje passa pela tela do computador. Mas muita gente diz que o livro acabou, que ninguém mais lê, que o texto está ameaçado. Eu não concordo. O que há nas telas dos computadores? Texto - e também imagens e jogos. A questão é que a leitura atualmente se dá de forma, fragmentada, num mundo em que cada texto é pensado como uma unidade separada de informação. Essa forma de leitura se reflete na relação com as obras, já que o livro impresso dá ao leitor a percepção de totalidade, coerência e identidade - o que não ocorre na tela. É muito difícil manter um contato profundo com um romance de Machado de Assis no computador.
Essa fragmentação dos conteúdos na internet não afeta negativamente a formação de novos leitores?CHARTIER Provavelmente sim. Na internet, não há nada que obrigue o leitor a ler uma obra inteira e a compreender em sua totalidade. Mas cabe às escolas, bibliotecas e meios de comunicação mostrar que há outras formas de leitura que não estão na tela dos computadores. O professor deve ensinar que um romance é uma obra que se lê lentamente, de forma reflexiva. E que isso é muito diferente de pular de uma informação a outra, como fazemos ao ler notícias ou um site. Por tudo isso, não tenho dúvida de que a cultura impressa continuará existindo.
As novas tecnologias não comprometem o entendimento e o sentido completo de uma obra literária?CHARTIER Sim e não. A pergunta que devemos nos fazer é: o que é um texto? O que é um livro? A tecnologia reforça a possibilidade de acesso ao texto literário, mas também faz com que seja difícil apreender sua totalidade, seu sentido completo. É a mesma superfície (uma tela) que exibe todos os tipos de texto no mundo eletrônico. É função da escola e dos meios de comunicação manter o conceito do que é uma criação intelectual e valorizar os dois modos de leitura, o digital e o papel. É essencial fazer essa ponte nos dias de hoje.
O novo suporte tecnológico pode auxiliar a leitura, mas não necessariamente o desempenho escolar.CHARTIER Pesquisas realizadas em vários países mostram que o uso do computador na Educação, quando acompanhado de métodos pedagógicos, melhora, sim, o aprendizado, acelera a alfabetização e permite o domínio das regras da língua, como a ortografia e a sintaxe. É preciso desenvolver políticas públicas que tenham por objetivo a correta utilização da tecnologia na sala de aula.
O senhor acha que o e-paper (dispositivo eletrônico flexível como uma folha de papel) é o futuro do livro?CHARTIER Os textos eletrônicos são abertos, maleáveis, gratuitos e esses aspectos são contrários aos da publicação tradicional de um texto (que pressupõe a criação de um objeto de negócio). Para ser publicado, um texto deve ser estável. Na internet, os textos eletrônicos continuaram protegidos, ou seja, não podem ser alterados, e têm de ser comprados e descarregados no computador do usuário integralmente. Para mim, a discussão sobre o futuro dos livros passa pela oposição entre comunicação eletrônica e publicação eletrônica, entre maleabilidade e gratuidade.
Ao longo da história da humanidade, acompanhamos a passagem da leitura oral para a silenciosa, a expansão dos livros e dos jornais e a transmissão eletrônica de textos. Qual foi a mais radical?CHARTIER Sem dúvida, a transmissão eletrônica. E por uma razão bastante simples: nunca houve uma transformação tão radical na técnica de produção e reprodução de textos e no suporte deles. O livro já existia antes de Guttenberg criar os tipos móveis, mas as práticas de leitura começaram lentamente a se modificar com a possibilidade de imprimir os volumes em larga escala. Hoje temos no mundo digital um novo suporte, a tela do computador, e uma nova prática de leitura, muito mais rápida e fragmentada. Ela abre um mundo de possibilidades, mas também muitos desafios para quem gosta de ler e sobretudo para os professores, que precisam desenvolver em seus alunos o prazer da leitura.
É muito fácil publicar informações falsas na Internet. Como evitar isso?CHARTIER A leitura do texto eletrônico priva o leitor dos critérios de julgamento que existem no mundo impresso. Uma informação histórica publicada num livro de uma editora respeitada tem mais chance de estar correta do que uma que saiu numa revista ou num site. É claro que há erros nos livros e ótimos artigos em revistas e sites. Mas há um sistema de referências que hierarquiza as possibilidades de acerto no mundo impresso e que não existe no mundo digital. Isso permite que haja tantos plágios e informações falsas. Precisamos fornecer instrumentos críticos para controlar e corrigir informações na internet, evitando que a máquina seja um veículo de falsificação.