segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Inglês é fundamental para atuar em TI, dizem especialistas



O mercado de TI no Brasil está em expansão e carece de profissionais bem qualificados e com fluência no idioma inglês, segundo especialistas entrevistados pela INFO.Os analistas de recrutamento buscam mão de obra qualificada e fluência no inglês porque muitos trabalhadores atuam em companhias no Brasil, mas atendem clientes que estão no exterior. Há também a necessidade de aprender o idioma para saber lidar com softwares e entender as especificações técnicas.

“O mercado de TI possui um déficit de mão de obra bem qualificada. A dificuldade é ainda maior quando é necessário contratar profissionais com o perfil exigido e que falem inglês fluente”, diz Adriana Vasconcelos, gerente de recrutamento da IBM no Brasil.
Para a gerente, o inglês deixou de ser um adicional no currículo. Hoje, o idioma é um pré-requisito para os interessados em atuar na área de TI. “Na verdade, as empresas somente precisam decidir e divulgar o nível de fluência que um determinado cargo exige”, diz.
Adriana diz que profissionais mais jovens possuem uma maior facilidade em assimilar o inglês, mas não possuem um vasto conhecimento de mercado. Já as pessoas que dominam a área de mainframe, por exemplo, são pessoas experientes e de uma faixa etária mais avançada, mas que, na época, este idioma era somente um adicional

Nenhum comentário:

Postar um comentário