terça-feira, 23 de agosto de 2011

Wikipedia .



Você sabia?
A Wikipédia é um dos sites mais famosos da Internet dentre os que foram produzidos de forma colaborativa. Você, com certeza, já ouviu falar dele e, provavelmente, já utilizou informações vindas de lá. Muitas das definições deste curso, inclusive, usam como fonte a Wikipédia.
A Wikipédia nasceu em 2001 e pode ser descrita como “uma enciclopédia multilíngue online livre colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo.
É importante lembrar que a Wikipédia, assim como outros sites colaborativos na Internet, é aberta para que qualquer um participe. Portanto, a lógica de confiabilidade de seus conteúdos é “Prestar atenção em quem escreve, na qualidade do texto e na fonte das informações”.
A Wikipédia funciona com um sistema de reputação e meritocracia, que, resumidamente, significa que quem mais contribui, tem mais direitos de edição. Pessoas que se dedicam bastante a cuidar da qualidade das informações que estão ali, com o tempo, ganham poderes para fazer a edição de conteúdos, bloquear páginas etc.
Quer pesquisar? Click aqui www.wikipedia.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário