terça-feira, 19 de julho de 2011

HACKERS E CRACKERS, QUAL A DIFERENÇA?

Hacker e cracker são bem parecidos e bastante confundidos por aqueles que não dominam com perfeição o “informatiquês”. Na verdade, ambos são experts em computadores, são pessoas que possuem habilidades extraordinárias em lidar com sistemas e programações, e que dedicam muito tempo estudando o assunto. O que os difere é o uso que fazem destes conhecimentos. Resumindo os Hackers são os que quebram senhas, códigos e sistemas de segurança por puro prazer em achar falhas, ou até por receber por isso, sendo assim um profissional ético, muitas empresas contratam hackers éticos pra testar a segurança de uma rede interna e corrigir falhas e avisar sobre possivéis invasões pagando muito bem pelo serviço, pois eles obtem informações privilegiadas mais são éticos pra manter em sigilo.  Já os Crackers são os que fazem isso também, mas com um objetivo bem ruim, ou seja, os Crackers são criminosos virtuais, que roubam as pessoas usando seus conhecimentos e estratégias no mundo da computação, são pessoas que atacam outras máquinas com fins criminosos com um objetivo traçado: capturar senhas bancárias, números de conta e informações privilegiadas que lhes despertem a atenção. Muitas empresas distribuem seus sofwares na forma TRIAL de 30 dias de utilização, os crackers usando de conhecimentos avançados, encontra uma forma de "bugar" ou seja, invadir  esses sofwares empresarias , fazendo com que funcionem mais de 30 dias ou acham chaves de registro vasculhando o código e registrando de forma ilegalmente o programa, e assim disponibilizam na internet para todos. Bom isso não é? Não ter que pagar pelo software que na verdade deveria ser pago, pois não é FREE. Issoé bom, mas é ilegal. Em geral um hacker não gosta de ser confundido com um cracker.


Clique Aqui  e veja um vídeo falando sobre o assunto.

PESQUISA COM OS MONITORES DO ACESSA SP

Pesquisa com Monitores do Acessa SP 2011! Entre os dias 18 de julho e 8 de agosto, todos os monitores e monitoras do Programa Acessa SP devem participar da Pesquisa com Monitores, respondendo o questionário on-line. Essa pesquisa é muito importante para conhecermos o perfil dos monitores, hábitos na internet e as sugestões e opiniões sobre o Programa Acessa SP.O questionário é rápido e fácil de responder! É através da participação de todos que fazemos o Acessa SP cada vez melhor! 
CLIQUE AQUI e responda o questionário se você é monitor do ACESSA SP.

Vídeo - Prêmio Acessa SP - 2011

segunda-feira, 18 de julho de 2011

OBA ! Chegaram os novos computadores .

Nosso Posto Acessa São Paulo de Guará, recebe novos computadores.
Foi feito a busca dos computadores no dia 14/07 em São Paulo, e feita a instalação dos mesmos na segunda-feira dia 18/07. Os usuários ficaram bem alegres com a chegada dos novos computadores.


Clique Aqui  e veja mais fotos.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Qual a Importância da Informática ?

Os dias estão passando e a informática está cada vez mais tendo importância na sociedade. São sites de relacionamentos, softwares educativos, sites de empregos e mais milhões de coisas que você encontra no mundo digital. A informática está presente em todo lugar, e é mais do que necessário ter um conhecimento básico para não ficar para atrás. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, e hoje em dia, é quase impossível existir uma empresa que na qual não exista um computador. Com a internet podemos fazer milhões de coisas, dentre elas, adquirir conhecimento com cursos gratuitos, estar atualizado com o mundo através de notícias atualizadas de segundo á segundo, conseguir emprego, escrever sobre sua vida em blogs, ter um perfil na internet e etc. Cresce o número de famílias que possui um computador em casa, mesmo que não tenha acesso á internet, e o governo vendo tal demanda de usuários, coloca a disposição da sociedade várias salas de informática com monitores a disposição de ensinar e auxiliar no uso dos computadores e da internet. Esta ferramenta está auxiliando pais e filhos mostrando um novo jeito de aprender e ver o mundo. Quando se aprende a lidar com o computador novos horizontes se abrem na vida do usuário.  
Hoje é possível encontrar o computador nos mais variados contextos: empresarial, acadêmico, domiciliar, o computador veio para inovar e facilitar a vida das pessoas. Não se pode mais fugir desta realidade tecnológica. Vivemos em um mundo tecnológico, onde a Informática não pode ser vista como meramente “mais uma tecnologia”. É uma “nova tecnologia” que oferece transformação pessoal, além de favorecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade. Dessa forma devemos entender a Informática não como uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Devemos ter a percepção que, quando a usamos como conhecimento, estamos sendo modificados por ela e nos transformando em pessoas melhores e atualizadas, que é um grande diferencial. Então o que deve-se fazer é estar ligado nesse mundo digital da informática, procurando sempre estar atualizado. Não é necessário conhecer tudo sobre o assunto, mas sim saber que existe tais coisas, e que elas mudam e ajuda muito a vida da sociedade.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Afinal, o que é Software Livre ?


A definição que muitos tem quando se diz o termo "Software Livre" é de pensar que significa que é "Software Free", que na verdade não é a mesma coisa. O Software Free nada mais é que um software gratuito, disponibilizado sem você precisa pagar por isso. Já o Software Livre vai além. Para tentar deixar claro o que é software livre, bastamos dizer que é ter o poder de pegar o software e fazer uma Engenharia Reversa do mesmo, mas eis a questão, o que seria fazer Engenharia Reversa ?
Bom, falando mais facilmente .. o Software Livre seria ter a liberdade dos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software, que no caso, possui o seu código fonte aberto. Mais precisamente, ele se refere a quatro tipos de liberdade, para os usuários do software:

  • A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
  • A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
  • A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
  • A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade. 

VANTAGENS

Liberdade para executar um programa para qualquer finalidade;
Liberdade para estudar um programa, e adaptá-lo às suas necessidades;
Liberdade de distribuir cópias e assim ajudar um colega, uma instituição qualquer;
Liberdade de melhorar o programa e entregá-los à comunidade.
Custo social é baixo;
Não se fica refém de tecnologia proprietária;
Independência de fornecedor único;
Desembolso inicial próximo de zero;
Não obsolescência do hardware;
Robustez e segurança;
Possibilidade de adequar aplicativos e redistribuir versão alterada;
Suporte abundante e gratuito;
Sistemas e aplicativos geralmente muito configuráveis.


DESVANTAGENS

Interface de usuário não é uniforme nos aplicativos;
Instalação e configuração pode ser difícil;
Mão de obra escassa e/ou custosa para desenvolvimento e/ou suporte.
Falta de pessoal técnico
Pessoas acostumadas com o Windows pode apresentar algumas incompatibilidades
com softwares proprietários;


Alguns Exemplos de Softwares Livres

Linux - Sistema Operacional
AMSN - Mensageiro eletrônico similar ao MSN;
Br Office: Suite de escritório mas que pode ser adaptada ao contexto educativo. Vem com o Writer (Editor de Texto), Calc (Planilha), Impress (apresentação), Draw (Desenho), Math (Banco de Dados).

Vencedores do II Prêmio Acessa SP

No dia 6 de Julho aconteceu no Centro Brasileiro de Estudos da América Latina – CBEAL a premiação dos vencedores do prêmio Acessa SP. A cerimônia aconteceu durante o Encontro Regional de São Paulo, premiou Muriel Jairo Brefore, de Pirangi, com o Blog Conhecendo a Minha História, Junio César, de São Lourenço da Serra, com seu projeto Google Docs, e Elizângela Aparecida, de Marabá Paulista, com o projeto Introdução à Educação Digital, que foi o Projeto Destaque do II Prêmio AcessaSP. Muriel, além disso, recebeu o prêmio na categoria Prêmio dos Projetistas, em eleição realizada na segunda fase do Prêmio. Foram inscritos no prêmio 53 projetos, e passado por fases de premiação e avaliação, restando 12 finalistas, que cada um deles ganharam máquina fotográfica digital, um certificado, um troféu e uma placa para o posto. Além disso, os três vencedores receberam um netbook e o projeto destaque, um datashow. 

Os 12 Finalistas

Posto
Projeto
Projetista
Barão de Antonina
Josimara Bortoti
Ilha Solteira
Ana Luiza Xavier
Iracemápolis
Simone Zangirolimo
Lourdes
Gisele Tonchis
Macatuba
Nelson Barbosa
Marabá Paulista
Elisângela Aparecida
Mendonça
Daiane Lippa
Orlândia
Danilo Fujise
Pindamonhangaba
Rosana Belló
Pirangi
Muriel Brefore
São Lourenço da Serra
Junio Cesar
Taquaritinga
Jaci Pozetti

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Estágio Fundap - Inscrições Abertas

As incrições estão abertas de 4 de Julho á 11 de Agosto de 2011. Ás vagas são destinadas á estudantes de nível médio, técnico e superior.

Quem pode estagiar ??
Para ser estagiário, é necessário ser estudante de cursos de ensino superior, médio ou de educação profissional de nível médio.

Atenção: para fazer estágio, é preciso estar frequentando o curso, ter idade mínima de 16 anos e possuir RG e CPF próprio.

CRONOGRAMA

Período de Inscrição
Das 8h do dia 4/7/2011 às 18h do dia 11/8/2011
Impressão do Boleto e Pagamento da Taxa de Inscrição
Até 11/8/2011
Publicação da lista de inscrições confirmadas
17/8/2011
Publicação do local da realização da prova
A partir do dia 26/8/2011
Realização da Prova
4/9/2011 às 13h
Publicação do Gabarito
A partir das 16h do dia 5/9/2011
Publicação da classificação dos credenciados
A partir do dia 16/9/2011

CLIQUE AQUI  e assista o vídeo: " Estágio: Uma estratégia de Profissionalização "


Estágios são importantes em qualquer tipo de organização, seja ela pública, privada ou do terceiro setor (ONG).

Quem escolhe o setor público dá um passo importante, pois:
  1. - aprende como funciona a administração pública;
  2. - envolve-se na prestação de serviços à comunidade;
  3. - exercita e promove a cidadania. 
Para mais informações acesse o site da FUNDAP e realize sua inscrição.

Um Pouco sobre a cidade de Guará

Olá Pessoal, hoje nosso blog AcessaSP vai falar um pouco sobre nossa cidade Guará. Antes de mais nada vale lembrar que é Guará mesmo, somente Guará .. é que pelo fato de ser uma cidade pequena e do interior de São Paulo, muitas pessoas podem pensar que seja Guaratinguetá, afinal .. onde vamos e falamos que somos daqui, sempre nos perguntam afirmando "Ah, Guarantinguetá ?!!" .. não é Guará só mesmo. Enfim, Guará é uma cidadezinha do interior de São Paulo com média de 21 mil habitantes, completa neste ano de 2011, seus 109 anos no dia 15 de Setembro. Pelo fato de ser uma cidade plana, Guará tem uma fama de ser a "cidade das bicicletas", sendo assim é provável que exista mais bicicletas do que habitantes. Vale ressaltar que Guará é uma cidade com muitos projetos sociais, que colaboram e muito o quadro social dos jovens, crianças e adultos da cidade, citando alguns deles: Projeto Crescer Feliz, Projeto Mãos de Anjo , Projeto Melhor Idade (Nati -reviver), Projeto Banda Marcial, Projeto Guri, Projeto Oficina da Música, Projeto Artes Marciais – Kung-fu .. dentre outros. Guará também conta com cursos gratuitos na Escola Profissionalizante “Maestro Arthur Afonso Bini” (onde é localizado o Posto do AcessaSP) Curso de pesponto de calçados, Curso de manicure, Curso de informática, Curso de bordado, Curso de torneiro mecânico, Curso de corte e costura, Curso de datilografia, Curso de teclado .. dentre outros. A origem do nome "Guará" foi uma ideia do engenheiro construtor da Estação Ferroviária, Sr Achiles Widulich que ao chegar aqui, ficou admirado em ver perto da Estação Ferroviária da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, que estava sendo construída, havia uma lagoa com grande quantidade de aves pernaltas de plumagens branca-rosada e um bando de lobos denominados pelo mesmo nome: GUARÁ, e assim resultou no nome da cidade. Enfim, Guará é uma cidade boa de se viver, e bem tranquila e conta com grandes projetos sociais que foi citado á cima e além do Posto do AcessaSP, tem também várias outras salas de laboratórios de Inclusão Digital por toda cidade e dentro das escolas.  
Localização de Guará

terça-feira, 5 de julho de 2011

Governador Geraldo Alckmin e o Acessa SP

Um pouco sobre o que é a Inclusão Digital

Vivemos em um mundo hoje que é quase uma obrigação estar ligado na área digital. Conforme os dias vão passando, a tecnologia avança de forma bem rápida e o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. A inclusão digital não se baseia somente em "alfabetizar" as pessoas em o que é o computador ou até a internet e/ou a informática, as pessoas tem que usar tal conhecimento para que ele seja útil no seu quadro social. O nosso acessa são paulo tem como objetivo exatamente isso, a inclusão digital .. mas além de incluir as pessoas no mundo digital, queremos também realizar projetos em todas as áreas para assim colaborar no meio da sociedade como um todo. É incrível pensar que com uma ajuda em uma elaboração de um currículo, pode-se resultar em felicidade para uma família toda, quando se atinge o objetivo da pessoa que é conseguir um emprego, é gratificante isso, por mais pequeno que seja. E a Inclusão Digital é basicamente isso, passar e adquirir conhecimento com as pessoas, ligando a informática. Não adianta apenas existir computadores a preço de custo para todas as pessoas terem um em casa, além disso, o governo disponibiliza programas para fazer essa Inclusão Digital, que hoje, é necessária no mundo em que vivemos. Guardem essa frase, a era da Inclusão Digital só está começando, temos que fazer isso explodir e atingir á todos.


segunda-feira, 4 de julho de 2011

Capacitação em São Paulo dos monitores do Acessa SP

Monitores na capacitação do Acessa Sp no módulo 1 em São Paulo, nos dias 28 e 29 de Junho. Porém os monitores de nossa cidade de Guará, participaram também do módulo 2 que é a rede de projetos, no dia 30 e 31 de Junho.